Ser Monárquico e Liberal!
Em Portugal a queda do Absolutismo Monárquico ocorreu com a revolução Liberal de 1820, claro está no foi pacifico, na altura e hoje em dia também não é pacifico impor o Liberalismo em Portugal, pois é tão mal entendido, mas que noutros países é o garante da estabilidade política, progresso económico e modernidade nos costumes.
Alguma literatura sobre a chega a Portugal do Liberalismo.
O livro de Vítor Sá «Instauração do Liberalismo em Portugal» assim como as entradas e volumes na Historia de Portugal dirigida por João Medina nos seus volumes X,XI,XII, Historia de Portugal de José Hermano Saraiva no seu volume VII «Implantação do regime Liberal », a nova Historia de Portugal de A H Oliveira Marques , «Portugal e a Instauração do Liberalismo» Volume IX, ou ainda o Dicionário Enciclopédico da Historia de Portugal, volume I, pp 382, na entrada Liberalismo podem atestar e fundamentar.
Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei.[1][2][3]
Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da
sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como um
governo limitado, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), capitalismo (livre mercado), democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade racial, internacionalismo, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade religiosa.*
* https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo.
O que estava em causa não era o regime, que podia ser Monárquico, mas as relações de poder da nova ordem mundial, de sociedade, a Igreja perdia protagonismo, fase a uma sociedade mais cosmopolita, operaria, a separação de poderes saídos da Revolução Francesa disso era também efeito, a visão que o individual tinha os primeiros passos jurídicos, mas a separação de poderes, liberdade individual, liberdade religiosa, Económica, os direitos Civis inspiraram muitas revoluções e abertura de regimes.
Em Portugal o liberalismo permitiu talvez o primeiro grande momento de expansão económico no caminho da modernidade, a Regeneração.
Com este post quero fazer uma resenha histórica que é possível ser Monárquico e Liberal. Aliás Estado Liberais há que são monárquicos e não há eco que sejam mal sucedidos, antes pelo contrario.
Bem hajam os que em 1820 e posteriormente a isso, lutarem pelo Liberalismo em Portugal, sim porque não fácil. os oposicionista Absolutistas tudo fizeram para contrariar. Felizmente os Românticos Liberais deram a vida em alguns casos para que o Liberalismo vencesse.
Viva a Monarquia !
Viva o Liberalismo!
disse
sergio neves